Corte de Cabelo Militar: Como Fazer, Fotos e Ideias

Aos homens que querem um corte que ressalta as qualidades masculinas, a opção ideial é um corte militar. Existem muitas variações deste modelo, por isso, é muito fácil escolher um estilo que combine com você. Não importa o seu tipo de fio, os cortes de cabelos masculinos militares vão agradar os visuais crespos, lisos, e ondulados. Por serem curtos podem ser estilizados de forma que se ajustem em qualquer cabeça e formato de rosto. Eles podem ser simples – só de olhar já se sabe como fazer -, e pode-se pensar que não há muitas opções, mas basta usar a criatividade e ver as fotos deste post para ter várias ideias.

A principal vantagem destes estilos de cortes é a baixa manutenção. Afinal o principal público alvo são os militares, e eles necessitam de um modelo de cabelo que:

  • seja prático
  • permita a ação sem limitações físicas
  • não atrapalhe a visão
  • não interaja com equipamentos como capacetes 

Curiosidade: Em geral quanto maior a patente, maior é o comprimento de corte que se pode usar.

O corte do momento que tem feito muito sucesso é este, o chamado undercut:

Cabelos da Moda
Fotos de penteados

Ele tem como característica ser raspado dos lados e comprido em cima e puxado para trás. Embora seja moda ultimamente, poucas pessoas sabem que ele é um corte militar retro. Os soldados germânicos usavam-no por volta dos anos 30 e 40 (Segunda Guerra Mundial).

Se você quer um corte de cabelo masculino militar clássico então esta é uma escolha que não lhe decepcionar:

Dicas para homens

Este modelo tem como característica ser aparado cuidadosamente na parte do topo da cabeça de forma que quando os fios sejam levantados ele fique totalmente reto. Quer outro exemplo? Desta vez com alguém mais famoso, quem já não é tão novo lembra deste personagem do filme Rocky, Ivan Drago – o ínimigo mortal do ator Sylvester Stallone:

Cabelo curto masculino
Já este modelo de cabelo masculino tem como marca ser raspado nas laterais e parte de trás da cabeça, deixanndo apenas em torno de 2 centímetro de altura de cabelo. Não há efeito de transição neste penteado. Veja que até David Beckham já usou um corte de cabelo militar:
Soldado Fashion

Uma variação deste estilo é este abaixo, em que a partes laterais são raspadas um pouco mais para cima, fazendo com que fique um cabelo moicano:

Ideia para negros

Veja por outro ângulo, repare que o a área que somente a área do topo da cabeça fica com uma faixa estreita de cabelos, às vezes este estilo pode ser até útil para quem está ficando careca, dependendo da pessoa é claro.

Foto de moicano
Outro corte de cabelo militar que já foi adotado até por Brad Pitt é esse:
Levemente raspado
Esse é um modelo usado somente por oficiais de alta patente. Para o passo a passo deste corte faça o seguinte: deixe em torno de 4 centímetros no topo da cabeça. Na parte dos lados faça como está na foto, com a máquina de cortar, faça com que haja este efeito de transição da parte com mais cabelo para um visual raspado na linha das temporas para baixo. 
Eis outro modelo, com uma pequena variação na direção dos fios na parte de cima da cabeça.
Visual para homens
Penteado Simples
Caso queria inovar que tal misturar o visual militar com um desenho original? Veja algumas ideias.
Ideias fashion
Aqui temos outro modelo parecido com o de cima, com a exceção que a parte dos lados é mais uniforme com a parte de cima, formando um visual mais arredondado.
Fios arrepiados
Esta foto é outro exemplo do que pode ser feito, um topete sútil pode ser modelado, dando um visual mais moderno.
Topete pequeno
Abaixo vão outras fotos de cabelos militares para você ter mais ideias:
Penteado prático

Penteado baixo

 Veja o efeito que é possível fazer com a barba:

Barba e fios
Um dos pontos positivos destes estilos é que eles podem ser utilizados por homens de qualquer idade, até mesmo por crianças, pois são muito práticos e simples!

Como fazer corte de cabelo militar passo a passo

Para você que quer tentar fazer um corte de cabelo militar em casa, aqui vai um tutorial. Você irá precisar de uma máquina de cortar cabelo, um pente, uma tesoura e um espelho de mão.
Vale ressaltar que esse é o passo a passo de um corte de cabelo militar moderno padrão, com efeito degradê, sem uma divisão clara e rígida entre as laterais e o topo da cabeça. Contudo, ele pode ser adaptado ao estilo de cada um… Portanto, se você quer uma divisão mais contrastada, basta usar pentes menores nas laterais.
  1. Com o cabelo seco e a máquina de pente 2, regule a lâmina na posição mais alta. Esse pente não será usado no corte todo, mas apenas nas regiões mais baixas.
  2. Passe a máquina com os dentes virados para cima nas regiões próximas do pescoço e orelha. O movimento é de baixo para cima (e isso deverá ser seguido em todo o corte). A altura máxima ideal para este primeiro corte é de aproximadamente 2 dedos medidos logo acima da orelha, seguindo uma linha horizontal imaginária.
  3. Agora é a hora de cortar até o final. Coloque o pente 3 e passe a máquina em toda a lateral da cabeça, cortando de baixo para cima. Na posição mais baixa, a máquina é passada mais rente ao couro cabeludo e, à medida em que você vai subindo, o ideal é que você vá afastando a máquina da cabeça, para que o cabelo fique em degradê e, assim, mais natural. A máquina deve ser passada até a altura da testa, ou melhor, até aquela altura onde começam os cabelinhos da testa.
  4. Agora, coloque o pente 2 e faça o mesmo que você fez lá no início, mas agora na parte de trás da cabeça. Ou seja, você deve passar a máquina nas regiões mais próximas do pescoço, só que agora a altura máxima a ser cortada é de até 4 dedos medidos da extremidade dianteira do cabelo.
  5. Feito isso, coloque o pente 3 o corte toda a parte de trás da cabelo, até o topo (é importante manter a mesma linha das laterais). Para isso, uso um espelho ou peça ajuda a alguém. No começo pode parecer difícil, mas é apenas questão de prática.
  6. Em seguida, passe a máquina sem nenhum pente na parte de trás, na pele rente ao cabelo, apenas para fazer o contorno do mesmo. Cuidado: você não deve passar essa máquina no cabelo em si, mas sim em suas extremidades. Aproveite para remover os fios que sobraram perto da orelha.
  7. Para aparar o topo da cabeça, você pode usar uma tesoura ou a própria máquina, com um pente de número maior, como o 9. Isso vai depender do quão comprido está seu cabelo e de quanto você quer abaixá-lo. Para quem nunca fez isso antes, a máquina é a melhor opção. Nesse caso, primeiro passe a máquina na direção contrária a do crescimento dos fios, depois passe-a em todas as direções, para deixar o cabelo bem uniforme. Use a tesoura apenas para finalizar.

Se você nunca cortou o cabelo sozinho antes e está com medo de errar ou fazer uma mudança muito drástica, opte por pentes de um número acima dos citados no tutorial. Note que, quanto mais grosso e cheio for o cabelo, menor poderá ser a numeração do pente. Se seus fios são ralos e finos, use pentes de números maiores.

Para ajudar na visualização deste passo a passo, veja este vídeo que retrata bem o explicado acima. É um tutorial do corte pompadour (também chamado de undercut) que nada mais é que um estilo de corte de cabelo militar.

Apesar de o vídeo estar em inglês, o autor segue praticamente as mesmas etapas aqui expostas. A única diferença é que ele usa pentes de número 1 e 2, pois tem um cabelo bem cheio, e apenas apara o topo com uma tesoura.