PENTEADOS PARA DAMAS DE HONRA: Como Escolher!

Nos filmes americanos é muito comum vermos damas de honra adultas, e elas são cumplices e companheiras da noiva. Até pouco no Brasil, a moda da dama de honra adulta não era comum, mas recentemente os hábitos estão mudando e as damas de honra adultas estão cada vez mais frequentes nos casamentos. Pensando nessas figuras que passaram a compor os casamentos brasileiros, hoje o post traz dicas de penteados para damas de honra.

penteados para damas de honra passo a passo

Penteados para damas de honra

Cabelo preso com trança embutida

Se a ideia é que as damas de honra usem o cabelo todo preso,  esse penteado garante elegância ao cabelo preso.

penteados para damas de honra juvenis

A trança embutida que prende todo o cabelo e remete aos penteados gregos, fica lindo em casamentos diurnos e em ambientes abertos, assim os cabelos não ficam esvoaçantes. No entanto, é importante lembrar que esse penteado só é possível de fazer em cabelos longos, então se uma de suas damas de honra tem os fios mais curtos, ela vai precisar usar extensões nas madeixas.

Coque trançado

penteados para damas de honra cabelo curto

Mais uma ideia de cabelo preso, o coque com trança lateral embutida é jovem e elegante, e por isso fica ótimo nas damas de honra mais jovens.

O penteado que pode ser usado em cerimônias em ambientes abertos ou fechados, também exige cabelos mais longos e fica lindo para usar com vestidos que tenham detalhes nas costas, ou com brincos maiores.

Cabelo solto com cachos

Uma opção de penteado para damas de honra, são os fios soltos. Para deixar o visual mais delicado, as damas de honra podem cachear os fios e prender somente a franja com um leve topete.

fotos de penteados para damas de honra infantil

O penteado fica clássico e pode ser usado por damas de honra de diferentes comprimentos de madeixas.

Coque com arquinho

Se a ideia é de que todas as damas usem o mesmo acessório no penteado, uma ideia é o uso de arquinhos delicados.

penteados para floristas de casamento

Para combinar o acessório com o penteado, o coque fica clássico e elegante, e as damas podem variar no modelo do coque, passando desde os mais tradicionais aos mais despojados, o que permite combinar o penteado com a idade e características da sua dama de honra.

Cabelo solto com coroa de flores

Casamentos ao ar livre combinam com acessórios mais delicados e campestres, como é o caso das coroas de flores.

penteados para damas de honra infantil

Se seu casamento acontecer na praia, dá pra introduzir aos fios soltos das damas de honra, uma coroa de flores para ser usada como acessório. As flores podem harmonizar com as cores dos arranjos e decoração do casamento.

Exemplos de penteados usados por damas de honra

Se você ainda não sabe como será o penteado das suas damas de honra e como poderá criar penteados que fiquem harmônicos entre todas as damas, separamos uma seleção de damas de honra e os penteados usados.

imagens de cabelos de casamento

Para esse casamento todas as damas de honra usaram o mesmo penteado – cabelos presos com coque despojado e trança embutida na raiz, e flores para compor o coque.

como fazer penteado de dama de honra

Mais um exemplo de damas de honra que usaram o mesmo penteado (preso lateral) e para deixar o penteado mais delicado, as damas de honra usaram flores no cabelo para combinar com a cerimônia ao ar livre.

penteados simples para damas de honra

Nessa cerimônia é possível ver que cada dama de honra possui cabelo em um comprimento, o que dificulta na hora de definir um estilo de penteado. Como solução o penteado definido foi de cabelos soltos, mas um acessório – arquinho preto – foi usado para criar sintonia entre o penteado de todas as damas de honra.

penteados para damas de honra negras

As damas de honra dessa noiva também são exemplos de damas com diferentes comprimentos de cabelo, mas o penteado semi-preso fez com que ficasse mais fácil de todas as damas de honra conseguissem seguir o padrão. O penteado semi-preso das damas de honra foram diferentes e teve dama que usouos fios lisos e outras que optam por cachear as madeixas, assim cada dama podia escolher a característica do penteado que ficasse melhor com suas madeixas.

ideias de penteados fáceis para damas de casamento

Cabelos soltos e cacheados foi a opção para o penteado das damas de honra. Apsar de simples, o penteado igual para todas as damas deixou o visual harmônico.

penteados soltos para damas de honra

E se você acha que fica estranho cada dama de honra usando um tipo de penteado, está enganada. Essa foto mostra que é possível sim que as damas de honra usem penteados diferentes e ainda assim fiquem em harmonia.

A escolha livre para o penteado das damas de honra é uma boa atitude da noiva, assim cada dama pode escolher o penteado que mais favorece o seu formato de rosto.

penteados rápidos para casamento

A coroa de flores foi o acessório que todas as damas de honra usaram em comum. O penteado entre as damas variou entre o preso e solto, mas a coroa de flores ao entorno da cabeça foi a mesma para todas, e até a noiva usou o acessório, mas colocou mais para a parte de trás da cabeça, o que criou ainda mais sintonia entre as damas de honra e a noiva.

Dicas extras para penteados de dama de honra

  • Penteados exagerados: é comum que as damas de honra acompanhem a entrada da noiva, e todos nós sabemos que esse é um momento da noiva. Então, as damas de honra não devem utilizar penteados exagerados e que chamem muita atenção.
  • Penteados iguais: é comum ter mais que uma dama de honra, e a dúvida surge em relação ao penteado que as damas de honra irão usar. Não há uma regra que todas devem usar o mesmo penteado. O que você pode definir é que todas usem cabelo preso, mas assim as suas damas ficam livres para escolher o cabelo preso que mais combina com o formato do rosto dela.
  • Salão: para que os penteados de todas as damas de honra fiquem harmônicos entre si, uma solução é que todas as damas de honra vão ao mesmo salão para arrumar-se, assim é possível acompanhar os penteados e combinar com o salão de que todos os penteados devem ter harmonia.
  • Comprimento dos cabelos: se você tem mais de uma dama de honra, lembre-se de considerar o comprimento dos cabelos de suas damas, pois não dá para exigir que todas as damas façam longas tranças se uma possui fios curtos. Então, antes de fazer qualquer exigência em relação ao penteado das damas de honra, veja se é possível que todas atendam ao seu pedido.
  • Acessório em comum: se sua ideia é de que as damas de honra não usem o mesmo penteado, mas quer que haja harmonia entre eles, opte por um acessório em comum para que todas as suas damas de honra usem no penteado; mas lembre-se de que o acessório deve combinar com todos os penteados que suas damas de honra irão usar.
  • Característica do cabelo: respeitar e entender que cada dama de honra possui um cabelo diferente é importante. Exigir que sua dama de honra com cabelo afro alise as madeixas, pode não ser confortável para a sua amiga. Considere o tipo de cabelo da sua dama de honra antes de decidir qual penteado ela irá usar.

Gostou dos penteados para damas de honra? Agora é só seguir as dicas e definir como suas damas irão usar as madeixas no dia do seu casamento.