40 Cortes de Cabelo Moicano Masculino – Disfarçado, punk e outros!

Os cortes de cabelo masculino moicano (e feminino também) estão voltando com tudo, mas um pouquinho diferentes. Agora, eles estão mais relaxados, bagunçados e “confortáveis”. Inclusive, aposto que muitas pessoas já se depararam com este tipo de corte e nem perceberam que se tratava de um moicano… É porque há diversas formas de se cortar os cabelos nesse estilo! Veremos as mais comuns ao longo do post de hoje.

Conteúdo

cabelo masculino moicano passo a passoRaízes do penteado moicano

Mas, afinal, de onde surgiu o penteado moicano? Moicano (Mohawk) é o nome de uma tribo de indígenas iroqueses da América do Norte, que habitava a região do vale do rio Hudson (Nova Iorque). Eles se tornaram, mais tarde, parte do que é hoje conhecido como a “liga da paz e poder”. Esses indígenas costumavam usar seus cabelos presos no topo da cabeça e decorados, mas o efeito de “dentes de pente” era obtido sem a raspagem da parte posterior da cabeça. O estilo, todavia, só se popularizou com o filme americano “Ao rufar dos tambores”, de 1939.

Tipos de corte de cabelo moicano

 

modelo raspado clássico

Do clássico ao moderno, há diversos estilos e versões deste corte. Essa cultura é mais forte em países como os Estados Unidos, onde cada versão tem uma denominação própria e bem disseminada. Aqui no Brasil, por outro lado, as denominações para os diversos tipos de moicanos não são muito conhecidas. Veja algumas entre tantas outras variações e seus respectivos nomes em inglês:

  • Moicano Spike (Liberty Hawks) – Seria um “pente com dentes bem definidos”, ou seja, verdadeiras estacas no topo da cabeça, com tufos de cabelo separados entre si.
  • Moicano Leque (Fanhawk) – É o oposto do spike. Forma-se uma crista homogênea no topo da cabeça, sem espaços entre os fios de cabelo.
  • Moicano disfarçado (Fauxhawk) – É o mais feito atualmente. Trata-se de uma versão moderna e menos agressiva em que as laterais não são raspadas na máquina zero e o pente se mistura com o resto do cabelo.
  • Psychobilly (Quiff) – Começou a ser usado por fãs do gênero musical Psychobilly. É um estilo clássico em que o tamanho do pente (ou crista) é mais alto na frente e diminui até atingir sua menor altura na parte posterior da cabeça.
  • Moicano Gótico (Deathhawk) – Estilo comum à cultura gótica e aos fãs do gênero musical deathrock.
  • Moicano Afro (Frohawk) – Tem origem na tribo mandinga. É o corte dos punks e fãs de hip hop afrodescendentes, que tem por característica o cabelo crespo.
  • Dread Moicano (Dreadhawk) – Feito com dreadlocks.
  • Moicano Baixo (Warhawk) – Crista bem baixinha.
  • Moicano Reverso (Nohawk) – Estilo mais raro e rebelde, em que o moicano é feito ao contrário, raspando-se o topo da cabeça.
  • Moicano com Franja (Chelsea Hawk) – Mais comum entre as mulheres, mas também adotado por alguns grupos como o emo… E pelo Neymar também (lol).
Fotos de cabelo moicano com franja emo

 

Moicano PUNK – Moicano Clássico

Apesar do estilo ter surgido no meio urbano a partir da década de 40, sabe-se que este penteado tem forte ligação com o movimento Punk das décadas de 70 e 80, sendo visto como um símbolo de rebeldia. Naquela época, o tradicional moicano era feito com a raspagem das laterais da cabeça, deixando-se uma longa faixa de cabelo na região central, que era mantida em pé no formato de um pente. Para que o cabelo parasse em pé, eram usados produtos específicos, os quais, quanto maior o cabelo fosse, mais potentes deveriam ser.

Corte de cabelo moicano clássico punk

 

Cabelo moicano Punk - Travis Barker

 

Cabelo moicano punk masculino

O moicano punk morreu? Não, é claro que não! Ainda vemos muitos cortes nesse estilo, principalmente entre os famosos, mas é preciso ter muito estilo e coragem para andar por aí com estacas na cabeça… e é por esse motivo que as versões mais light surgiram: elas são mais toleráveis e aceitadas pelas pessoas que não querem chamar tanta atenção.

Moicano moderno

Hoje, os cortes de cabelo masculino moicano estão na moda. Ao contrário de suas raízes do punk, o moicano moderno ficou mais bonzinho e menos radical. Não é tão hardcore como era há alguns anos, mas ainda é procurado por aqueles que querem uma dose a mais de estilo às suas cabeças.

cabelo moicano moderno estiloso

 

Fotos de cabelo moicano masculino legal

 

Cabelo moicano moderno masculino
Cabelo com moicano moderno

As laterais podem ou não ser raspadas. Os fios podem ou não ser descoloridos ou tingidos de outros tons (embora isso não seja uma tendência). O moicano pode ser mais comportado ou mais rebelde. Seu corte pode ser extravagante ou mais elegante e clássico. Tudo dependerá de sua personalidade. Hoje é possível adequar este hairstyle a qualquer pessoa e a qualquer situação!

Cortes de cabelo masculinos com moicano

 

Discreto masculino

Esta versão é a preferida dos homens hoje em dia, devido a sua versatilidade. Eis algumas fotos de cortes de cabelo moicano discretos:

Fotos de moicano discreto para homens

 

Ideias de cortes de cabelo masculinos discretos

Disfarçado

Ao pensarmos nestes cortes de cabelo masculino estilosos, logo lembramos do jogador David Beckham, que foi um dos ícones que contribuiu para a popularização do estilo há alguns anos atrás.

moicano beckham cabelo moicano de ator moicano fácil de fazer moicano moderno

O corte de cabelo moicano disfarçado passo a passo não é complicado. Se você quer saber como cortar o cabelo moicano sozinho, deve comprar uma máquina de cortar cabelo e usar o pente nº 4 ou no mínimo 3 nas laterais. Para usar um pente de numeração menor, seu cabelo deve estar curtinho no topo, caso contrário, o estilo não ficará disfarçado como nas fotos.

Disfarçado para cabelo crespo

Esta versão também combina com cabelos crespos, como neste exemplo:

moicano para cabelo crespo estilo para negros modelo simples e fácil de fazer

Moicano desfiado

Desfiar os fios dá um toque de modernidade, informalidade e jovialidade a este penteado. Aliás, a maioria das fotos aqui mostradas são de cabelos desfiados!

fotos de cabelo desfiado moicano

 

melhores cortes moicano para homens

 

Ao contrário/Inverso

Quer um cabelo realmente divertido e que choque vovozinhas? Este é perfeito para este fim!

Corte de cabelo moicano engraçado punk

 

Cristiano Ronaldo

O jogador português do Real Madrid é conhecido por adotar este corte. Veja algumas fotos do corte de cabelo moicano do Cristiano Ronaldo:

Qual é o corte moicano do Cristiano Ronaldo?

 

Cristiano Ronaldo - cabelo moicano

 

Moicano baixo

 

moicano para cabelos curtos

 

cabelo com moicano baixinho

 

Moicano fica bom em cabelo curto?

 

Para cabelo crespo

Não é preciso ter cabelo liso para fazer cortes como este… É o chamado moicano afro! Aqui vão alguns exemplos:

Corte de cabelo moicano para negros

 

Moicano fica bom em cabelo crespo?

 

cortes estilosos para negros - moicano

 

Melhores cortes de cabelo para negros com moicano

 

Negro com moicano rastafari

 

Moicano com dreads

A dificuldade na modelagem e manutenção deste penteado depende do comprimento dos fios. Caso o cabelo seja muito comprido, pode ser realmente complicado mantê-lo por muito tempo… a não ser que você opte por um moicano diferente, sem o efeito pente e feito com dreads, como estes:

Cortes diferentes com dreads

 

Moicano e dreads para homens

 

Cabelo comprido com dreads e moicano

 

Moicano social

Um cabelo pode ser moicano e social ao mesmo tempo? Pode sim. Até o Príncipe William aderiu!

Corte de cabelo moicano social e formal

 

Fotos de cabelo moicano social
Este é um moicano bem discreto e social