23 Penteados Afros: Tutoriais e Dicas – Modelos soltos e presos!

Com tanta escova progressiva no mercado, há quem pense que os cabelos afros estão saindo das ruas e o futuro é os lisos dominarem mais e mais. Grande engano! Uma nova tendência para cabelos femininos é usar fios naturais, do jeito que a natureza mandou, apenas dando um jeitinho com lindos penteados e uma boa hidratação sempre. A proposta é mudar sim, mas conservar os cabelos ao natural ao máximo. E há vantagens nisso! Você pode sair de casa com lindos penteados afros para mudar o visual, e fios saudáveis e fortes porque não adere às diversas químicas dos salões de beleza, que viciam a fibra capilar.

São poucos os segredos para os penteados afros. Uma boa dica é ter em casa os seguintes itens:

Fotos dos melhores penteados para mulheres com cabelos afros
  • fixador em spray ou gel
  • mousse para domar os cabelos
  • pomada modeladora

Em especial para modelar a parte da frente, onde os fios mais rebeldes costumam soltar mais. Também é interessante hidratar bem os cabelos. Fios quebrados, sem vidas e com manchas ficam muito mais evidentes em cabelos afros que em qualquer outro tipo de cabelo.

Lembre-se também que, apesar de aparentar ser forte, o cabelo afro é muito mais frágil que o liso e merece cuidados redobrados. É por isso que é muito importante manter a hidratação em dia e apostar nas pomadas para definir os cachinhos.

Conteúdo

Modelos de penteados afros

Se você gosta da cultura africana, saiba que pode incorporá-la em suas madeixas. A título de curiosidade, aqui vão alguns nomes de penteados africanos:

Modelos e nomes de penteados africanos tradicionais
Fonte: http://www.mozmaniacos.com/

Penteados afros femininos para o dia a dia

Para quem está buscando sugestões de como mudar o visual na frente do espelho, temos algumas bem bacanas:

Trancinhas

As tranças são sempre um ótimo penteado e deixam o cabelo afro com um visual mas arrumado. Para quem tem excesso de volume e fios crescendo irregulares, é um ótimo investimento porque os cabelos estão sempre arrumados, tanto para eventos noturnos como diurnos.

As tranças raiz são feitas começando o mais perto possível da raiz do cabelo. O entrançado deve ser firme e bem puxado para a trança ficar bem feita. Ao final, é só usar presilhas para o cabelo não abrir a trança e pronto, penteado feito.

Os cabelos podem ser lavados (e devem!) com a trança sem qualquer problema. Uma dica é lavar ao menos a cada dois dias, para evitar a terrível seborreia, conhecida como a popular caspa.

Penteado afro com trancinhas solto para o dia a dia

Cabelo Black Power

Com a volta dos fios naturais à moda, o black power, totalmente solto e com volume, ganha cada vez mais espaço na mídia e nas ruas.

Para usar, é só lavar bem os fios e hidratar, pentear e deixar o cabelo solto ao vento. Vá amarrando raiz e pontas para ele crescer e ganhar volume.  É preciso ter cabelos realmente crespos e fios com volume, com comprimento de médio a grande para funcionar. Há ainda quem usa ainda produtos como spray para cabelo para manter ainda mais os fios desarrumados e cheio.

O penteado foi um sucesso nos anos 70 e 80 e ainda está na moda. Deixa o visual bem fashion.

Modelos de penteados black power diferentes

Coque tradicional

Quem tem cabelos afro longos pode usar o mais tradicional dos penteados: o coque central. Penteie os fios para trás, faça um rabo de cavalo e prenda com uma presilha bem firme e depois vá enrolando o cabelo em torno da presilha. Ao final, esconda os cabelos soltos dentro dos fios e amarre mais uma presilha se quiser uma finalização diferente.

Penteados afros curtos

Cabelo curto também merece um bom penteado para ficar bacana e diferente para as festas. Com os fios crespos, é até mais fácil porque eles não desarrumam tão fácil e respondem bem a spray ou gel para cabelo. São ótimos para pentear, mesmo não sendo tão longos. Acessórios também combinam bem, como tiaras, lenços e bandanas para o dia a dia.

Um penteado bem legal que só as mulheres de cabelo afro conseguem fazer é uma franja estilosa estilo pin up com as próprias pontas do cabelo. Para isso, basta puxar todo o cabelo para trás e torcê-lo, trazendo o rabo para frente. Em seguida, é só colocar um lenço ou uma faixa bem firme no topo da cabeça e passar spray fixador. Aqui vai uma foto ilustrativa:

Como fazer um penteado afro com lenço e faixa
Penteados afros com acessórios

Gostou desse estilo? Então não deixe de conferir nosso artigo sobre penteados dos anos 60!

Cabelos afros curtos não são todos iguais. Na próxima vez que for ao salão, peça um corte mais baixo na porção inferior do cabelo, deixando a parte de cima mais alta e fazendo uma franjinha… fica lindo!

Fotos de cabelo afro com franja
Penteados afros com franja

Modelos de penteados afros para festas

Para eventos e festas, confira alguns dos melhores penteados para cabelos afros passo a passo:

Trancinhas meio termo

Penteie os cabelos para trás. Prendendo a parte de trás, reparta mechas e as divida em três, bem finas, e faça tranças. As tranças devem parar no meio da cabeça e mousse deve ser aplicado no cabelo para elas não desmancharem. A parte de trás deve ficar solta para o cabelo ganhar volume ao natural.

Penteados afros com trança em cima
Modelos de penteados afros com tranças raiz nas laterais

Coques dreads

Lave e penteie os cabelos para trás. Aplique uma boa quantidade de mousse nos fios, com cuidado para não exagerar e deixar a raiz muito oleosa. Tente aplicar do meio para baixo sempre.

Pegue agora uma mecha mais ou menos grossa e faça um grande cacho com os dedos. Agora enrole o cacho ao redor do seu centro, como um pequeno coque e ao final, prenda com uma presilha. Faça diversos ao longo dos fios até não sobrar mais nada. É um penteado fashion e ótimo para cabelos médios a curtos.

Fotos de cabelos afros com vários coques

Penteado afro com topete e tranças laterais

Este é um dos penteados para cabelos afros que funciona apenas para quem tem cabelos longos e pesados, com cachos ou ondas. Lave muito bem seus fios antes de começar e depois aplique um pouco de mousse ou gel com efeito natural para fazer o penteado funcionar melhor.

Penteie o cabelo para trás e depois pegue um pouco de cabelo na parte da frente para ter mais volume frontal. Pegue alguns grampos e, deixando a parte da frente levemente solta mas organizada com os dedos. Prenda na parte de trás da cabeça o cabelo e deixe embaixo solto e firme.

Puxe duas mechas do seu cabelo próximo à orelha e leve para trás, firmando no centro da cabeça. A parte de trás dos fios fica solta.

Fotos de cabelos afros com topete meio preso

Cachos tubinhos

Quem tem cabelos afros e longos pode usar esta combinação para criar cachinhos bem definidos. Depois de lavar os cabelos, aplique mousse, faça canutilhos com a ajuda de acessórios e prenda-os. Próximo a festa é só soltar e os cachinhos vão cair bem definidos. Use spray se quiser um efeito mais intenso.

Faça ainda cachos apenas na parte de baixo, alisando os cabelos com o pente o máximo que puder, colocando para trás ou partindo ao meio e na lateral. Em seguida, faça os cachos como indicados acima e deixe seus fios por algumas horas ainda presos nos canutilhos. Depois é só soltar e arrasar na festa!

Moicano afro

Engana-se quem acha que para ter um moicano é preciso raspar as laterais da cabeça ou passar a tesoura. Você até pode (inspire-se na diva Rihanna!), mas isso não é necessário. Para aquelas que não tem coragem de fazer uma mudança tão drástica no cabelo, o penteado moicano afro é uma opção.

Para fazer este tipo de hairstyle é simples: Usando gel, spray ou pomada modeladora, coloque o cabelo para cima ao centro, prenda-o bem e já está pronto seu moicano. Pode-se inovar ainda mais, deixando um lado comprido e outro não ou pintando os cabelos, criando um moicano colorido.

Cabelo afro com penteado moicano fica bom?
E que tal uma trança moicano com topete? A lógica é a mesma: Você não precisa necessariamente raspar os lados, basta investir no spray e ter uma certa habilidade (ou conhecer alguém que tenha, hehehe).
Eis mais um exemplo de moicano afro diferente, desta vez com tranças de raiz:

E agora, fique com fotos diversas de outros lindos penteados afros para festas e eventos!

Os dois primeiros são bem românticos e fofos. Veja como não é difícil criar um look meigo: basta investir nos acessórios.

Fotos de penteados afros romanticos

 

Penteado preso para festa - cabelo afro

Este coque banana estilo moicano é muito estiloso:

Modelos diferentes de penteados para negras

Caso você prefira looks mais naturais e delicados, poderá gostar deste cabelo afro preso, com os fios para o lado, formando um penteado com franja lateral:

Fotos de penteados afros presos para o lado
Fotos de penteados afros com franja

Entre as vantagens dos cabelos afros está a possibilidade de fazer penteados únicos! Aproveite este presente da mãe natureza e dê um toque de personalidade aos seus fios. A foto abaixo, por exemplo, retrata um penteado que nunca poderia ser feito por quem tem cabelo liso, e é super moderno e estiloso:

Penteados afros para festa passo a passo

Quem tem cabelos afros longos, poderá tentar fazer esse coque cheio jogado para frente:

Coques para quem tem cabelo muito crespo

Cabelo afro com coque lateral também fica belíssimo e muito chique:

Coque lateral em cabelos afros

Se seu sobrenome é fofura, você não pode deixar de fazer o penteado a seguir… pelo menos uma vez! Este coque duplo afro hiper fofo que lembra a Minie não é muito usado pelas mulheres, justamente por fugir do padrão e passar uma imagem mais infantil, assim como o penteado maria chiquinha. Vou ser sincera, eu também não teria coragem de sair assim, pois não gosto de chamar atenção, mas não consigo entender o “preconceito” que nós mesmas temos, afinal, é tão lindinho! Algumas celebridades como Miley Cyrus já adotaram, só falta você.

Cabelo afro com coque duplo fica bom