22 Penteados Anos 60: Aprenda a Fazer! Dicas e Tutoriais

Os anos 60 foram marcados pelo rebolado e rebeldia do queridíssimo Elvis Presley, sua influência para os jovens foi significativa principalmente quando o assunto é moda. O blusão de couro e os jeans, o abandono e substituição das saias comportadas pelas cigarretes e minissaias mostravam que a moda estava sofrendo uma mudança radical ligada ao comportamento e a liberdade.

penteados anos 60 passo a passo e como fazer
fotos de penteados anos 60 para cabelos ondulados e cacheados

Mas as mudanças não aconteciam apenas com as roupas, os cabelos também ganhavam novos olhares. Despojados ou mais discretos, comportados ou extravagantes, as madeixas ganhavam novas formas e era parte importantíssima na criação de um visual seiscentista.

penteados anos 60 cabelos medios presos

Enquanto Elvis inspirava o público masculino com seu topete lindo e brilhante, a atriz e cantora francesa Brigitte Bardot era a musa inspiradora das mulheres da época. Os penteados usados por ela virou tendência e se propagaram até os dias de hoje, compostos por volume e bastante expressivos davam beleza, elegância e não abria mão da sensualidade, principal característica da atriz.

penteados anos 60 da Brigitte Bardot
imagens de penteados para baile dos anos 60

Penteados anos 60 semi preso ou preso com topete passo a passo

Solto, preso ou semi-preso, os penteados dos anos 60 são apostas certeiras em festas e ousando mais um pouco, também podem ser usados no dia-a-dia. Entre os penteados da época posso citar os topetes altíssimos, os coques no topo da cabeça, o rabo de cavalo, penteados com franjas laterais, solto com cachos grossos e ondulações e o uso de acessórios como tiaras e fitas que deixavam o look mais feminino. Vejam alguns modelos e o passo a passo de como fazê-los:
penteados anos 60 feminino passo a passo preso ou solto

Parece complicado mais como a imagem mostra é muito simples de fazer, você só vai precisar de pente fino, grampos ou elástico e spray.

  1. Inicialmente, se tiver franja separe-a em duas, frente e trás.
  2. Separe uma mecha de cabelo na parte da frente (logo atrás da franja se tiver) e prenda o resto do cabelo pra não atrapalhar.
  3. Com o pente fino, desfie a mecha da frente de cima para baixo deixando-o embaraçadinho. É isto que irá dar volume ao seu topete e não se preocupe, pois o embaraçado sairá facilmente na primeira lavagem.
  4. Após desfiar a mecha, jogue para trás com cuidado sempre arrumando os fios soltos da mecha com o spray fixador. Quanto maior a mecha, maior o volume do topete.
  5. Se for usar o cabelo semi preso é só prender a mecha com os grampos como mostra a imagem. Se você tem franja, antes de prender a mecha com os grampos, arrume a mecha de trás da franja sobre o topete, cobrindo-o e prenda junto com a outra mecha com os grampos. A parte da frente da franja deve ser arrumada para o lado que preferir, prendendo atrás da orelha ou deixando solta.
  6. Se for usar todo preso, o processo é o mesmo para quem optou pelo semi-preso (inclusive para quem usa franja), mas invés de deixar parte do cabelo solto deverá prendê-lo totalmente, o ideal é que use um elástico resistente para manter o penteado firme. Para finalizar modele as pontas com o spray.

Penteados anos 60 solto com tiaras passo a passo

 Outra característica dos penteados dos anos 60 são os acessórios utilizados. O uso de tiara e faixas dava elegância, feminilidade, romantismo e charme ao penteado, hoje podem ser encontrados no mercado em diversos modelos com aplicações de laços ou flores. Veja uma dica de penteado com estes acessórios:
como fazer penteados dos anos 60 com tiaras com fotos

Este penteado é feito com o mesmo processo de desfio de mechas e é ainda mais fácil de fazer, pois dispensa o uso de grampos.

  1. Inicie separando uma mecha grande de cabelo do topo da cabeça. Para ter noção de onde a mecha deve ser separada, siga as linhas da ponta das sobrancelhas e em um comprimento que vai da testa até a linha da parte de trás das orelhas.
  2. Depois separe a mecha grande em mechas pequenas. Uma por uma, começando pela última de trás, segure na ponta e passe o pente fino de cima para baixo, desfiando-os para dar o volume. Faça o mesmo com as outras mechas.
  3. Para tirar o frizz passe o pente ou uma escova macia sobre o cabelo e aplique o spray.
  4. Para finalizar, coloque a tiara empurrando da frente da cabeça para trás. Atenção, não empurre até o final do topete, pois poderá baixa-lo.

As pontas dos cabelos podem ficar viradas para baixo, onduladas ou curvadas para fora como na foto, para isso é necessário o uso de bobs largos e uma escova bem feita antes de iniciar o penteado.

penteado masculino anos 60
fotos de penteados anos 60 para cabelos cacheados com tiara

 

Penteados anos 60 com cabelo solto

Este talvez seja o penteado mais fácil, ele nem mesmo precisa de um passo a passo. Uma boa escova, o uso de bobs largos e um bom spray resultam nestes cachos e ondulados.

penteados para baile dos anos 60 feminino para cabelos médios
Passo a passo com fotos dos penteados dos anos 60
Modelos de penteados facil de fazer dos anos 60
Penteado da década de 60 da angelina Jolie e outras famosas
Penteados estilo pin up girl dos anos 60 com muito glamour

O fato é que nós agradecemos que essas tendências não tenham morrido nos anos 60, em tempos em que a moda está em constante evolução e com novidades em cada estação do ano, buscar tendências de outras décadas podem até mesmo ajudar a manter a cultura e história da época e não há forma melhor se não através da moda.

Fotos de penteados anos 60 para inspiração

fotos e imagens de passo a passo de como fazer penteados dos anos 60
fotos de penteados anos 60 para cada tipo de rosto

 

penteados anos 60 com cabelos presos
penteados anos 60 feminino passo a passo com topete um poco mais alto

Espero que tenham gostado das dicas de penteados ano 60! Caso você queria mais ideias e modelos para seus cabelos confira nossa outra postagem sobre cabelos para o carnaval!Gosta de cabelos da época?

Milena Lima