Como Cortar o Cabelo Sozinha ou Sozinho em Casa!

Cortar os cabelos em casa, seja com tesoura ou máquina, pode ser um exercício de criatividade, é algo que faz você economizar dinheiro ou, no máximo, ficar com os cabelos ruins por algumas semanas. Hoje vamos abordar alguns princípios, com base em cosmetologia profissional e treinamentos, para ajudar você a dar os passos certos nesta complexa missão de cortar os cabelos em casa sozinha ou sozinho!

Dicas e cuidados gerais antes de aprender como cortar o cabelo sozinha / sozinho

  • Lave o cabelo. Da mesma forma que um artista começa com uma tela nova e em branco antes de começar a pintar, você deve começar limpando os seus cabelos antes de cortá-los. Os cabelos sujos ou cheios de produtos não permitirão que você veja um resultado real quando o corte de cabelo estiver concluído.
  • Use um shampoo e condicionador para o seu tipo de cabelo. Existem produtos que satisfazem todas as necessidades. Madeixas pintadas, cabelos secos, oleosos, danificados, sem volume, etc. Então, sempre escolha o que é melhor baseado nas suas necessidades e tipos de cabelos.
  • Se o cabelo é propenso a nós e fica emaranhado facilmente, use um creme para pentear ou produto para facilitar a escovação. Você não quer que seu pente fique preso!
  • Mantenha o cabelo molhado quando estiver cortando com uma tesoura ou com uma navalha. É possível ver melhor como o cabelo cai quando está molhado, além disso é mais fácil seguir as orientações de cortes nos cabelos molhados. Dessa forma, o corte é mais preciso, pois os fios ficam juntos e permanecem no lugar enquanto você corta.
  • Mantenha uma garrafa de água com um bocal que permita borrifar quando os fios começarem a secar enquanto você estiver trabalhando neles.

Cortar o cabelo seco

  • Trabalhe nos cabelos secos sob circunstâncias especiais. Certifique-se de que o cabelo está seco se você planeja usar máquinas ou quiser baixar o volume de forma cuidadosa para não tirar demais e criar um resultado diferente do desejado.
  • Corte os cabelos secos se você estiver tentando remover pontas duplas: Elas são mais fáceis de serem vistas neste estado.
  • Se você está com pressa, pode ser vantajoso optar pelo corte a seco, pois os cabelos secos dispensam a necessidade de lavagem e secagem.

Descubra o seu tipo de rosto antes de cortar o cabelo sozinha ou sozinho em casa

Conheça o seu formato de rosto. Um corte deve valorizar o seu tipo de rosto complementando e valorizando suas características e escondendo os pontos fracos. Leve em consideração as seguintes características antes de escolher o corte e partir para a tesoura:
  • Rosto oval – É considerada a forma universal, ou seja, a que aceita bem qualquer tipo de estilo.
  • Rosto Redondo – As camadas fazem com que sejam criados ângulos, que ajudam a alongar o rosto.
  • Rosto Coração – Escolha um corte que ofereça uma linha mais cheia na parte de baixo do rosto e mais estreita na testa.
  • Rosto em formato de diamante ou losango – Escolha um corte que permita uma franja lateral e que apresente um volume maior na parte superior do rosto.
  • Rosto Quadrado – Suavize o rosto com franjas e estilos ondulados. É bom evitar linhas retas, franjas retas ou cabelos lisos e sem ângulos neste formato de rosto.
  • Rosto Comprido ou Oblongo (comprimento maior que a largura) – Franjas laterais são recomendadas para criar a ilusão de uma testa mais curta, disfarçando o comprimento do rosto.
Caso você seja homem e queira saber mais dicas de cortes apropriados para cada tipo de rosto, veja este post (muito esclarecedor).

Técnicas de como cortar o cabelo em casa

Separe o cabelo em seções. Normalmente os cursos ensinam uma técnica de seccionamento. Divida o couro cabeludo em sete seções: topo, lado direito, lado esquerdo, coroa direita, coroa esquerda, nuca esquerda e nuca direita.

como cortar o cabelo sozinha
Foto: hairfinder.com

E, antes de começar, tenha em mente três observações, que são importantíssimas para o sucesso do corte:

1 – Siga as instruções do corte

Em alguns casos, você começará trabalhando na parte de trás do cabelo e seguirá indo para a frente; em outros, você vai começar na frente; em outros, ainda, você cortará ao redor antes. Cada estilo é diferente e requer uma maneira diferente.

2 – Prossiga lentamente

Tenha em mente que se você cortasse em um cabeleireiro(a) ou salão de beleza, levaria em média trinta minutos para que o seu corte fosse finalizado. Como você não é um cabeleireiro profissional, então vai lhe custar mais tempo para terminar, por isso não se apresse. Um corte torto pode ser corrigido por um profissional, mas só o tempo pode consertar um corte muito curto – (Parece até uma frase filosófica!)
3 – Verifique o seu corte

Veja se o comprimento em cada lado da cabeça, e atrás estão uniformes, se ele estiver torto é necessário consertar. Espelhinho sempre na mão, e de preferência um amigo ou parente ao lado para fazer uma análise precisa da simetria do corte.

TÉCNICA DE SUAVIZAÇÃO

Esta é uma técnica geralmente usada em cabelos de comprimento médio a longos, e serve para suavizar o corte, adicionar camadas ou tirar volume. É um bom modo de texturizar os cabelos cacheados.

como cortar o cabelo masculino

  1. Penteie e levante um segmento fino de cabelo.
  2. O cabelo deve ser preso entre os dedos na posição perpendicular ao couro cabeludo.
  3. Aponte sua tesoura para baixo e corte rente aos seus dedos.
  4. A largura e a profundidade com as quais você prender o cabelo com os dedos irão determinar se o efeito é sutil ou mais agressivo.
  5. Um corte profundo paralelo usa o comprimento da lâmina para reduzir o peso, criando uma aparência “em camadas” sem realmente criar camadas.

Se ainda tem dúvidas veja este video em que a técnica é aplicada em praticamente todo o corte

TÉCNICA DE “SERRAR”

Essa técnica funciona da mesma forma que a citada acima, com a diferença de que é utilizada em cortes de cabelos curtos e em linhas retas para criar um visual “espetado”.

Como Cortar o Cabelo em Casa

TÉCNICA DE CABELO DESFIADO

Essa técnica consiste em cortar algumas pontas do cabelo aleatoriamente para remover a massa e reduzir o volume.

como cortar o próprio cabelo em casa

Esta é uma boa escolha se você deseja diminuir consideravelmente o volume das extremidades dos cabelos longos.
  1. Segure o cabelo perpendicular ao couro cabeludo e mantenha a tesoura ligeiramente aberta.
  2. Deslize a tesoura ao longo do comprimento do cabelo partindo do couro cabeludo.


TÉCNICA PARA REDUZIR O VOLUME DOS CABELOS

Este método acrescenta movimento e textura, reduzindo o peso do cabelo. Esta técnica é executada uma vez que o corte de cabelo esteja completo e pode ser feito no cabelo seco ou molhado.

como cortar o cabelo feminino sozinha em casa

  • Mantenha sua tesoura aberta (corte à mão livre) e deslize-a para baixo do eixo do cabelo, lentamente abrindo e fechando as lâminas por onde você passar.
  • Quanto mais você abrir e fechar a tesoura, mais fios você vai remover.
CUIDADO: Fique atento para não fechar as lâminas totalmente ou você eliminará a mecha de cabelo inteira.

TÉCNICA DE COMO CORTAR O CABELO EM CASA – MASCULINO

Esta técnica é, particularmente, muito utilizada em cortes de cabelos masculinos, então se vocé é homem e quer saber como cortar o cabelo em casa sozinho, esse método é um dos mais básicos. Ele permite que você corte os fios rentes à cabeça e crie uma aparência mais suave do que você conseguiria usando uma máquina.

como cortar o cabelo masculino sozinho em casa

  1. Começando na linha da testa, levante uma secção de cabelo com o pente.
  2. Com a lâmina inferior da tesoura paralela ao seu pente, corte os fios que ficam para fora dos dentes do pente.
  3. Mantenha a lâmina da tesoura em movimento (feche-a e abra-a totalmente repetidamente), se você parar no meio irá criar marcas.
  4. Faça a maioria dos cortes com a parte central das lâminas da tesoura, ao invés das pontas, caso contrário, o penteado poderá ficar irregular.
  5. Depois que você cortar a primeira seção, levante alguns dos fios cortados junto com a próxima seção que você for cortar, para que eles atuem como seus guias. Atenção: não corte os fios que você cortou anteriormente – eles devem ser usados apenas pare lhe guiar para os cortes subsequentes.

Está com dúvidas? Veja este video para ver mais sobre como a técnica pode ser executada:

Toques finais

Você não pode saber como um corte de cabelo vai ficar até que os fios estejam secos e arrumados. Quando o cabelo estiver seco, você poderá analisar melhor e aparar as extremidades irregulares ou encurtar o comprimento da franja ou o estilo geral.

  • Se possível, deixe o cabelo secar, quase totalmente, ao natural.
  • Passe o secador no modo de temperatura frio e o mantenha à uma distância de cerca de 7 cm do cabelo.
Apesar da má reputação que o secador de cabelos tem, um estudo comprovou que usar um secador de cabelo na distância e temperatura adequadas pode realmente causar menos dano ao cabelo do que deixá-lo secando naturalmente em sua totalidade.

E qual é o fundamento disso? Simples: a água faz com que o cabelo fique inchado. E quanto mais tempo os fios ficarem molhados, maior será a pressão colocada sobre as proteínas capilares, o que acarreta em danos.

Esperamos que tenha gostado das dicas e técnicas para você iniciar sua jornada para cortar seu próprio cabelo em casa! Dê dicas e sugestões para os próximos temas, o que você gostaria de aprender?