Corte de Cabelo Raspado do Lado – Sidecut Feminino – Como fazer!

Se você é antenada no mundo da moda, já deve ter percebido que o corte de cabelo raspado do lado (ou sidecut) é a onda do momento! Mas não se preocupe, ainda não é algo mainstream… Em verdade, vê-se poucas mulheres com este estilo nas ruas afora. Além do mais, não vejo lógica em avaliar um tipo de cabelo como mainstream ou “batido”, afinal, praticamente todos os cortes que vemos por aí são batidaços!! Afinal de contas, é muito comum ver pessoas com chanel, com cortes de cabelo com franja lateral, ondulado reto, etc… Enfim, eu sou da opinião de que cada um deve seguir sua intuição e agir conforme sua personalidade, independentemente do que os outros andam fazendo ou não.

Corte de cabelo raspado do lado para mulheres

Origem e significado do corte de cabelo sidecut

Voltando ao assunto (!), o corte de cabelo raspado na lateral é, nada mais nada menos, que um reflexo do movimento punk que hoje não é tão forte como era na década de 80. A relação é evidente… Apesar de passar despercebido por nossos olhos, resquícios da cultura punk estão presentes em muitos estilos de roupas, cabelos e atitudes. O estilo emo, por exemplo, que teve seu auge há dez anos atrás, não deixa de ser uma corrente derivada do punk. O corte de cabelo moicano é, também, um estilo advindo daquela época, mas que hoje possui uma roupagem nova (você já deve ter visto os moicanos disfarçados modernos que estão usando por aí, certo?).

Estilos de cortes de cabelo sidecut

Levando isso em consideração, parece óbvio concluir que o corte de cabelo sidecut não serve para qualquer um. Eu acredito muito na força que nossa aparência tem como refletora de nossa personalidade, e não consigo desvincular as duas coisas. O cabelo raspado do lado combina com uma personalidade jovem, rebelde e crítica.

Muitas pessoas se identificam com este estilo de corte de cabelo e não sabem por quê. E, então, ao se analisar o comportamento dessas pessoas, vê-se que a maioria delas tem alguma relação com a ideologia punk, seja em seu aspecto musical, poético ou político.

Portanto, se você se identifica com as ideias de busca pela liberdade, negação da opressão estatal, quebra de dogmas e tabus, ou até mesmo com o uso da arte como ferramenta de crítica social, este estilo é perfeito para você. Por outro lado, se você se importa com a opinião alheia, é extremamente conservador e não possui uma personalidade forte, talvez possa vir a se arrepender de ter escolhido este estilo.

Como saber se o corte de cabelo raspado do lado fica bom para meu rosto?

Não só a personalidade deve ser levada em conta na hora de escolher um corte, mas também as características físicas de cada um. Confira essas dicas importantes:

Formato do Rosto ideal para o Sidecut

Cabelo raspado na lateral para rosto redondo fica bom

Se seu rosto é oval, sorria! Este formato aceita bem praticamente todos os cortes. Portanto, pode mandar ver, que ficará lindo! As principais ressalvas do corte de cabelo raspado do lado são quanto a rostos em formato de diamante (losango) ou coração (triângulo invertido). As angulações destes formatos ficam evidenciadas com esse estilo, ou seja, no rosto losangular, os ossos das maçãs do rosto aparentarão ser ainda mais proeminentes, e na face com forma de coração, a largura da testa ficará ainda mais evidente.

Além disso, pessoas gordinhas ou com rosto redondo ficam melhor com este corte se tiverem um cabelo bastante volumoso… Caso contrário (se o cabelo for fino), o corte poderá criar a ilusão de uma face ainda mais redonda.

Formato da Cabeça Ideal para o Sidecut

No caso específico deste corte, não só o formato do rosto é um fator determinante para o sucesso do look, mas também o formato do crânio!

A cabeça não é a mesma coisa que o rosto e ela normalmente é facilmente disfarçada pelos cabelos que a cobrem. Agora, leve em consideração que uma lateral de sua cabeça ficará totalmente descoberta… E aí o disfarce vai embora! Então, se seu crânio for muito grande ou redondo, este corte pode ficar um tanto esquisito. O formato de cabeça ideal para este corte é o oval, sem têmporas avantajadas.

Orelhas à mostra

Um detalhe importante que pode passar desapercebido é a orelha. Lembre-se que uma de suas orelhas ficará em evidência com este corte. Portanto, se você não gosta de sua orelha, seja por achá-la grande demais ou por ser muito projetada para a frente, esqueça! Você poderá se arrepender e se sentir desconfortável no fim das contas.

Que tipo de cabelo fica bom para o corte raspado no lado?

Em termos de formato de fio, os lisos e ondulados são os melhores para este estilo, mas qualquer tipo de cabelo pode funcionar bem. Contudo, se seu cabelo for crespo ou afro, você terá que deixar a lateral sempre bem aparada.

Por outro lado, em termos de volume, para que esse corte seja um sucesso total, é preciso que o cabelo seja razoavelmente volumoso. Mulheres com pouco cabelo se sentirão mal depois de raspar a lateral, pois as madeixas ficarão ainda mais escassas e o look não ficará tão legal. Disso podemos concluir, por outro lado, que se seu cabelo for volumosíssimo, esta é uma ótima forma de reduzir consideravelmente o volume.

Corte raspado no lado fica bom para cabelo cacheado

Corte de cabelo raspado do lado – Como fazer Passo a Passo

Para quem saber como raspar o cabelo do lado para fazer o sidecut, aqui vão dois vídeos que mostram o tutorial passo a passo.

O primeiro vídeo é de um sidecut mais comportado e discreto. A vantagem é que se voce não gostar, fica fácil disfarçar, e o motivo é simples: A repartição do cabelo é bem baixa, foi feita na região da lateral da cabeça (têmpora), logo, para cobrir os cabelinhos curtos, basta dividir o cabelo no meio, normalmente.

Todo o corte é feito com uma tesoura na diagonal, com muito cuidado, como se fosse uma navalha. Mas, para quem não é tão habilidosa assim, é possível obter um resultado muito semelhando usando uma máquina (com pente de numeração 3 a 5).

Já este, que também é feito com uma tesoura, mostra o passo a passo de sidecut mais ousado, com uma área aparada maior.

Ah, você também pode optar por uma máquina com pente de número alto, caso não queira deixar a lateral tão curta. Nesse caso, fica legal deixar uma costeleta compridinha, como você pode ver em várias fotos aqui do post.

Como manter o corte de cabelo raspado na lateral?

Cabelo cresce muito rápido. Então, o único jeito de fugir da ida frequente ao salão é comprando uma máquina de cortar cabelo, aquela que os homens e barbeiros usam. Infelizmente não há outro jeito: gilette nem pensar, ela agride o couro cabeludo e deixa-o totalmente à mostra. A raspagem na lateral deve ser singela, feita com máquina com pente 3 ou 2, no máximo.

Cansei do corte raspado do lado, como fazer o cabelo crescer?

Em primeiro lugar, aqui fica o alerta para quem ainda está pensando em fazer esse corte no futuro: Tenha certeza de sua decisão e na dúvida não faça!! Esse corte é muito radical e é difícil fazer o cabelo voltar ao normal depois de raspar a lateral.

Mas e quem já fez o corte, se arrependeu e quer o cabelo de volta? Como fazer para disfarçar a lateral raspada? Como deixar o sidecut crescer? O que fazer??

Não se desespere. Não adianta chorar sobre o leite derramado. Há basicamente 4 soluções para seu problema:

  1. Corte o cabelo curto. Essa é a solução mais fácil. Aproveite a oportunidade pra fazer uma mudança radical e adotar um belo joãozinho.
  2. Vá prendendo o cabelo da lateral enquanto ele cresce. Se ele ainda está muito curtinho para prender, ajeite-o com grampos e spray fixador. Quando ele atingir um comprimento razoável, você pode prendê-lo disfarçadamente, até mesmo com trancinhas – ficará super fofo.
  3. Compre um alongamento de cabelo – um aplique tic tac dá conta do recado. Apenas cuide para escolher o tom certo, para que o resultado fique natural.
  4. Na pressa do dia a dia, amarre! Rabos de cavalo também funcionam muito bem como disfarces para o problema dos cabelinhos em crescimento, dependendo da fase em que eles estão. 
Como disfarçar o cabelo raspado do lado que está crescendo
Deixando o cabelo sidecut crescer

Meu cabelo é crespo, e agora? Como me livrar do sidecut?

Nesse caso, as mesmas soluções a cima sugeridas valem, mas você terá que fazer uma escova progressiva ou definitiva nos fios, pois se deixá-los em seu formato natural, eles arrepiarão e crescerão espetados, agregando volume à região… E o resultado disso não será nada bom.

Cabelo crespo raspado na lateral fica bom

Fotos de cortes de cabelo femininos com um lado raspado

É tradição do nosso blog terminar os posts com uma seleção das melhores fotos de cortes de cabelo. Não é agora que vai ser diferente! Vamos às imagens:

Comecemos com a diva dos cortes e penteados modernos: A linda Rihanna, que adotou o corte por muito tempo e em diversos formatos.

Corte de cabelo da RIhanna raspado nos lados

O sidecut feminino permite que se façam desenhos (com tinta ou com a própria máquina/navalha) e tatuagens na parte raspada. Veja alguns exemplos:

Corte de cabelo raspado no lado com desenho de oncinha

Fotos de mulheres com cabelo raspado do lado e tatuagem

Como fazer desenhos na lateral da cabeça raspada

Mulheres negras com cabelo raspado no lado moicano

Corte feminino raspado na lateral para cabelo crespo

Não sabe como arrumar o cabelo feminino raspado na lateral? Há diversos penteados possíveis, você não precisa usá-lo apenas para o lado.

Penteados para cabelos raspados no lado

Penteados diferentes para cabelos femininos raspados na lateral

Corte de cabelo feminino raspado na lateral com topete

Mulheres com corte de cabelo raspado em um lado e longo  no outro

Fotos de mulheres com corte de cabelo raspado do lado

Cortes de cabelos femininos com a lateral raspada

E os curtinhos também ficam lindos assim.

Fotos de cabelo curto feminino com um lado raspado
Corte de cabelo raspado do lado com franja fica bom

Corte de cabelo feminino raspado na lateral com franja

E então, gostou de algum dos estilos? Teria coragem de fazer? Já fez e está querendo uma mudança? Seja qual for seu caso, deixe sua opinião nos comentários!