MECHAS EM CABELOS ESCUROS: Fotos, dicas e ideias!

Mudar a cor dos cabelos é algo comum entre as mulheres, mas se você pretende inovar no visual sem arriscar muito, uma opção é fazer mechas. E para as mulheres de madeixas escuras é comum que as dúvidas apareçam. Então o post de hoje é dedicado às mulheres que querem dicas de mechas em cabelos escuros.

Como fazer mechas em cabelos escuros

  • Efeito: antes de sair pintando as madeixas, é preciso escolher qual o efeito que você deseja no cabelo. A escolha da mecha certa para cabelos escuros é ideal para evitar futuros reparos e excesso de química nas madeixas.  Para quem busca iluminar o rosto, mas de modo a manter a coloração castanha do cabelo, uma opção é apostar nas mechas californianas. Para quem busca o efeito queimado de sol na cabeleira, a mecha ombré hair dá efeito moderno aos fios. Já as morenas que querem puxar o tom do cabelo para o loiro, o ideal é apostar em mechas em tons de dourado.
    mechas em cabelos escuros para morenas
  • Espessura das mechas: no momento de fazer as mechas em cabeleiras de tons mais escuros, outro ponto a atentar-se é a espessura das mechas. As mechas mais finas deixam o visual mais delicado, já as mechas mais grossas deixam os fios com aspecto mais despojado.
  • Produto: para iluminar os fios sem cometer erros, a escolha dos produtos certos é ideal. Para cada efeito e tipo de fio, há um produto ideal. A dica é não apostar em qualquer produto, mas pedir auxílio de um profissional antes de sair tingindo o cabelo escuro.
    mechas em cabelos escuros passo a passo

Mechas californianas em cabelos escuros

mechas californianas em cabelos escuros

As mechas californianas deixam o resultado de pontas mais claras que o restante da cabeleira.

Para as mulheres de cabelos escuros, a dica para investir no visual sem errar é buscar uma coloração que fique dois ou três tons abaixo da cor dos fios. Ou seja, as mulheres de cabelo castanho podem errar ao querer um tom de loiro nas pontas (não há regras, mas se você quer resultado natural, o loiro nas madeixas escuras pode contrastar mais que o esperado); então, deixar um tom de mel é melhor para dar aparência natural aos fios.

As mechas californianas podem ser feitas com descolorante em casa, mas para as mulheres de cabelos em tons escuros, a ação do descolorante não deve ser tão extensa, a fim de evitar que as pontas fiquem loiras e quebradiças.

Além do descolorante, atualmente já existem produtos específicos para fazer mechas californianas em casa, a exemplo do Imedia Excellence Californianas, que torna o processo mais fácil e dá para escolher de acordo com o tom dos seus fios.

Ombré hair em cabelos escuros

mechas ombré hair para cabelo longo

O ombré hair é um tipo de coloração que faz um degradê de cores no cabelo, o que deixa o efeito natural e com raízes escuras, de modo a ir ficando cada vez mais claro nas pontas do cabelo.

O ombré hair, tem caído no gosto das mulheres de cabeleiras castanhas e pretas porque deixa o visual moderno e possibilita deixar as pontas bem mais claras sem que o resultado fique artificial.

Uma das grandes vantagens do ombré hair é que a coloração não exige retoques com frequência, pois a raiz permanece na cor natural do cabelo, então se seus fios crescerem não vai destacar a raiz como é o caso das luzes.

A dica para as mulheres de cabelos escuros, é que a coloração seja feita em salão, pois o degradê de cores deve ser feito por um profissional para que os fios fiquem com aspecto natural.

Mechas platinadas em cabelos escuros

mechas em cabelos escuros e curtos

As mechas platinadas estão tomando cada vez mais espaço nos salões de beleza, e as mulheres de fios castanhos ou pretos também podem investir na coloração.

A técnica resulta em um tipo de luzes, onde é preciso colocar touca para luzes, puxar os fios pelos buraquinhos da touca e por último platinar as madeixas.

É claro que quanto maior for a ação do produto descolorante nos fios, maior a tendência de deixar o cabelo mais platinado. Caso queira um resultado mais sutil, o ideal é manter o produto por menos tempo e deixar o tom mais leve. Para quem não abre mão da opção de platinar as madeixas escuras, é preciso saber que por ter o cabelo escuro, as mechas platinadas terão maior destaque e o resultado vai ficar moderno.

Por ser um procedimento de coloração que parte da raiz do cabelo, o retoque com frequência é essencial para manter o cabelo bonito, afinal cabelos de raízes castanhas ou pretas terão maior destaque com o crescimento dos fios.

Mechas coloridas em cabelos escuros

mechas coloridas em cabelos escuros 2015

Para quem tem as madeixas castanhas ou pretas, as mechas coloridas podem ser um pouco mais difíceis de pegar, afinal a coloração escura dos fios dificulta o destaque da mecha colorida.

Quem deseja mechas coloridas mais discretas, o processo não é tão trabalhoso, afinal atualmente muitas marcas de coloração já disponibilizam tinturas coloridas. No entanto, ao fazer mechas coloridas sem clarear os fios, o efeito vai ser bem mais discreto. Se você quer que as mechas se destaquem nas madeixas escuras, o ideal é clarear os fios antes e depois aplicar a tintura colorida, assim a mecha vai ter bastante destaque.

Para quem optou em descolorir as madeixas antes, retocar os fios com frequência é essencial para manter a mecha coloridas, e claro que as hidratações devem fazer parte da rotina de cuidados já que as tinturas coloridas nos fios podem deixar as madeixas ressecadas.

Fotos de cabelos escuros com mechas e luzes

fotos de mechas para cabelos escuros

Bruna Marquezine é uma das famosas que apostou em mechas em tom mais claro que a cor natural dos fios.

A jovem atriz fez mechas finas da metade para o comprimento das madeixas e manteve a raiz escura, o que evita a necessidade frequente de retoques.

O tom levemente mais claro que a cor natural do cabelo da atriz, iluminou os fios e deixou o efeito natural.

mechas em cabelos escuros e longos

Cléo Pires é linda de qualquer jeito, mas as madeixas em castanho escuro com ombré hair deixaram a morena ainda mais linda. A coloração foi ficando mais loira ao longo do comprimento e as pontas ficaram bem loiras. A raiz com a cor natural do cabelo da atriz deixa o efeito lindo e fácil de manter, já que dispensa o retoque frequente.

Isabeli Fontana apostou no visual com mechas californianas em diferentes alturas, o que deixou o cabelo tingido com efeito natural de queimado de sol.

mecha clara em tom de cabelo moreno

A coloração que a famosa usou, ficou alguns tons mais claros que a raiz escura de Isabeli, no entanto o contraste foi ideal para iluminar o rosto e deixar os fios com cor mais suave.

E para quem ainda não encontrou o modelo ideal de coloração para cabelos escuros, calma que vamos te ajudar. Selecionamos fotos com diversos tipos de mechas e luzes para cabelos castanhos e pretos, assim você pode inspirar-se e apostar em um novo visual.

mechas em cabelos escuros e cacheados

Gostou das dicas de mechas em cabelos escuros? Agora é só escolher qual o visual que você mais gosta e ir para o salão; afinal uma mudança de cor nas madeixas pode mudar muita coisa em nossa vida, inclusive nossa auto estima, o que nos deixa ainda mais belas.