Corte de Cabelo Militar: Como Fazer, Fotos e Ideias
Aos homens que querem um corte que ressalta as qualidades masculinas, a opção ideial é um corte militar. Existem muitas variações deste modelo, por isso, é muito fácil escolher um estilo que combine com você. Não importa o seu tipo de fio, os cortes de cabelos masculinos militares vão agradar os visuais crespos, lisos, e ondulados. Por serem curtos podem ser estilizados de forma que se ajustem em qualquer cabeça e formato de rosto. Eles podem ser simples – só de olhar já se sabe como fazer -, e pode-se pensar que não há muitas opções, mas basta usar a criatividade e ver as fotos deste post para ter várias ideias.
A principal vantagem destes estilos de cortes é a baixa manutenção. Afinal o principal público alvo são os militares, e eles necessitam de um modelo de cabelo que:
- seja prático
- permita a ação sem limitações físicas
- não atrapalhe a visão
- não interaja com equipamentos como capacetes
Curiosidade: Em geral quanto maior a patente, maior é o comprimento de corte que se pode usar.
O corte do momento que tem feito muito sucesso é este, o chamado undercut:
Ele tem como característica ser raspado dos lados e comprido em cima e puxado para trás. Embora seja moda ultimamente, poucas pessoas sabem que ele é um corte militar retro. Os soldados germânicos usavam-no por volta dos anos 30 e 40 (Segunda Guerra Mundial).
Se você quer um corte de cabelo masculino militar clássico então esta é uma escolha que não lhe decepcionar:
Este modelo tem como característica ser aparado cuidadosamente na parte do topo da cabeça de forma que quando os fios sejam levantados ele fique totalmente reto. Quer outro exemplo? Desta vez com alguém mais famoso, quem já não é tão novo lembra deste personagem do filme Rocky, Ivan Drago – o ínimigo mortal do ator Sylvester Stallone:
Uma variação deste estilo é este abaixo, em que a partes laterais são raspadas um pouco mais para cima, fazendo com que fique um cabelo moicano:
Veja por outro ângulo, repare que o a área que somente a área do topo da cabeça fica com uma faixa estreita de cabelos, às vezes este estilo pode ser até útil para quem está ficando careca, dependendo da pessoa é claro.
Veja o efeito que é possível fazer com a barba:
Como fazer corte de cabelo militar passo a passo
- Com o cabelo seco e a máquina de pente 2, regule a lâmina na posição mais alta. Esse pente não será usado no corte todo, mas apenas nas regiões mais baixas.
- Passe a máquina com os dentes virados para cima nas regiões próximas do pescoço e orelha. O movimento é de baixo para cima (e isso deverá ser seguido em todo o corte). A altura máxima ideal para este primeiro corte é de aproximadamente 2 dedos medidos logo acima da orelha, seguindo uma linha horizontal imaginária.
- Agora é a hora de cortar até o final. Coloque o pente 3 e passe a máquina em toda a lateral da cabeça, cortando de baixo para cima. Na posição mais baixa, a máquina é passada mais rente ao couro cabeludo e, à medida em que você vai subindo, o ideal é que você vá afastando a máquina da cabeça, para que o cabelo fique em degradê e, assim, mais natural. A máquina deve ser passada até a altura da testa, ou melhor, até aquela altura onde começam os cabelinhos da testa.
- Agora, coloque o pente 2 e faça o mesmo que você fez lá no início, mas agora na parte de trás da cabeça. Ou seja, você deve passar a máquina nas regiões mais próximas do pescoço, só que agora a altura máxima a ser cortada é de até 4 dedos medidos da extremidade dianteira do cabelo.
- Feito isso, coloque o pente 3 o corte toda a parte de trás da cabelo, até o topo (é importante manter a mesma linha das laterais). Para isso, uso um espelho ou peça ajuda a alguém. No começo pode parecer difícil, mas é apenas questão de prática.
- Em seguida, passe a máquina sem nenhum pente na parte de trás, na pele rente ao cabelo, apenas para fazer o contorno do mesmo. Cuidado: você não deve passar essa máquina no cabelo em si, mas sim em suas extremidades. Aproveite para remover os fios que sobraram perto da orelha.
- Para aparar o topo da cabeça, você pode usar uma tesoura ou a própria máquina, com um pente de número maior, como o 9. Isso vai depender do quão comprido está seu cabelo e de quanto você quer abaixá-lo. Para quem nunca fez isso antes, a máquina é a melhor opção. Nesse caso, primeiro passe a máquina na direção contrária a do crescimento dos fios, depois passe-a em todas as direções, para deixar o cabelo bem uniforme. Use a tesoura apenas para finalizar.
Se você nunca cortou o cabelo sozinho antes e está com medo de errar ou fazer uma mudança muito drástica, opte por pentes de um número acima dos citados no tutorial. Note que, quanto mais grosso e cheio for o cabelo, menor poderá ser a numeração do pente. Se seus fios são ralos e finos, use pentes de números maiores.
Para ajudar na visualização deste passo a passo, veja este vídeo que retrata bem o explicado acima. É um tutorial do corte pompadour (também chamado de undercut) que nada mais é que um estilo de corte de cabelo militar.
Apesar de o vídeo estar em inglês, o autor segue praticamente as mesmas etapas aqui expostas. A única diferença é que ele usa pentes de número 1 e 2, pois tem um cabelo bem cheio, e apenas apara o topo com uma tesoura.